Telefones: 31 3213-4975 - 31 3212-4155
Whatsapp: 31 98634-3413
Atendimento de Seg. à Sex. de 12:00 as 18:00

AEA - MINAS

AEA - MINAS

A Diretoria Executiva da AEA MG esteve reunida na Sede da APCEF BH no sábado, 07 NOV 2020, participando como convidada a Conselheira Adriana Marinho.

 

No evento foram discutidos importantes assuntos de interesse dos Associados e as frentes de atuação da Diretoria.

 

Foram definidas a Missão, Visão e identificados os Valores da AEA MG, conforme registramos abaixo:

 

MISSÃO

Agir proativamente pela integração e acolhimento dos Associados, visando resguardar os seus direitos e proporcionar a melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas.

 

VISÃO

Ter excelência na relação associativa para a família economiária assistida.

 

VALORES

Acolhimento, coletividade, ética, inovação, interação, integração, respeito ao Associado, sustentabilidade, transparência.

 

 

 

O trabalho seguiu durante todo o dia, com levantamento SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) atuantes na AEA MG, permitindo o início de construção do Planejamento Estratégico da Associação nesta gestão.

Informe 002 AEAMG

Novembro 13, 2020

Prezados Associados,

 

Em novo contato, é com prazer que levamos ao conhecimento de todos por meio do INFORME 002/2020 da AEAMG as seguintes informações:

 

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta semana Comunicação Interna que trata do Programa de Demissão Voluntária – PDV 2020.

 

Em estreita sintonia com o tema, a AEAMG oferece aos empregados da CAIXA espaço para a obtenção e discussão do tema, em especial pelos reflexos posteriores na vida pessoal de cada adesista aos assuntos inerentes à FUNCEF e Saúde Caixa.

 

Os atendimentos presenciais na sede da AEAMG continuam em curso, atualmente compreendidos no horário entre 10 e 16 horas, sempre com prévio agendamento que pode ser feito pelos seguintes meios: telefones (31) 3213-4975 e 3212-4155 , pelo WhatsApp no número exclusivo (31) 98634-1481, pelo site da AEAMG www.aeaminas.com.br – aba “Fale conosco) ou por e-mail no endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Está agendada reunião presencial com a Silva Freire Advogados para o dia 18 NOV 2020, próxima quarta-feira, cuja pauta será finalizar as negociações e consequente redação do contrato entre as partes para prestação de serviços jurídicos aos Associados da AEAMG, em condições diferenciadas e com ênfase, atualmente, aos temas: Mulheres Pré-79 – Aposentadoria frente a FUNCEF, Saúde Caixa, Equacionamento junto à FUNCEF e Tábua Biométrica.

 

Após recebimento de proposta semelhante do Escritório de Advocacia Ferreira Borges, a AEA MG está ultimando a análise das condições para posterior concretização da parceria, tornando-se mais uma alternativa ao Associado que deseja discutir os temas na esfera judicial.

 

Continuamos aguardando o recebimento das propostas dos escritórios Araújo Advogados Associados e da Advocacia Declatra, ambos sobre o mesmo tema.

 

No dia 16 NOV, segunda-feira, acontecerá reunião na sede da AEAMG com a empresa responsável pelo desenvolvimento do novo site da Associação, ocasião que finalizaremos os procedimentos para utilização do novo portal, com novidades e incrementos graduais.

 

Na última quarta-feira, dia 11 NOV, por meio de “encontro” virtual, aconteceu reunião entre a FENACEF (Conselheiros), demais Associações e Comissão Eleitoral, que, depois de muitas horas de discussão e dentro das previsões regimentais, aprovou por votação o resultado das eleições recentes na Federação, sendo reconhecida vencedora a Chapa 1 por 16 votos a favor e 06 contrários.

 

No último sábado, 07 NOV 2020, entre 09 e 18 horas, toda a Diretoria Executiva da AEAMG (e a Conselheira Adriana Marinho)  esteve reunida na sede da APCEF BH para discussão de temas específicos e importantes relacionados aos Associados e à Associação, como a elaboração da Missão e Visão da AEA MG e definidos os valores que lhes dão sustentação.

Em momento seguinte a Diretoria debruçou-se sobre as atuais forças, fraquezas, ameaças e oportunidades da Associação, criando bases robustas que deram início a construção do planejamento estratégico da AEAMG, instrumento auxiliar para a gestão neste mandato, sempre com atenção aos desejos e necessidades dos Associados.

 

MISSÃO

Agir proativamente pela integração e acolhimento dos Associados, visando resguardar os seus direitos e proporcionar a melhoria contínua da qualidade de vida das pessoas.

 

VISÃO

Ter excelência na relação associativa para a família economiária assistida.

 

VALORES

Acolhimento, coletividade, ética, inovação, interação, integração, respeito ao Associado, sustentabilidade, transparência.

 

Os trabalhos da Comissão constituída para revisão do estatuto da AEA MG continuam em curso, lembrando que o prazo para acolhimento das sugestões dos Associados vai até dia 20 NOV 2020.

 

Foi deliberado na última reunião da Diretoria a autorização para execução de intervenção estética e funcional nos dois apartamentos da AEA MG localizados em Belo Horizonte. Estes apartamentos estão disponíveis aos Associados para uso por curtos períodos.

 

Informações sobre a disponibilidade dos imóveis e demais características para usufruir da comodidade podem ser obtidas pelos telefones 31 3213-49750e 3212-4155 no horário de 09 às 17 horas de segunda à sexta-feira.

 

Estarão disponíveis no site da AEA MG a partir de segunda-feira, 16 NOV, acesso pelo link “notícias” https://www.aeaminas.com.br/index.php/features-k2 , o organograma da Associação, a Missão, Visão, Valores e algumas fotos sobre a reunião da Diretoria no sábado, 07 NOV 2020 e este INFORME 002 AEA MG.

 

Atenciosamente

 

 

Maurício Marques de Aguiar

Presidente AEAMG

Informe 001 AEAMG

Novembro 05, 2020

Prezados Associados,

 

Após um desconfortável período de afastamento social presencial, compulsoriamente definido em razão de questões de saúde pública (Covid-19), período que, apesar de não ter interrompido integralmente nossas atividades, reconhecemos, contribuiu para limitá-las, a AEA Minas, com grande satisfação, informa aos seus Associados que:

 

As atividades presenciais na sede da AEA MG retornaram a partir de meados do mês de setembro de 2020, de forma gradual e primando por cumprir protocolos de saúde pública.

 

Os atendimentos presenciais aos Associados na sede da AEAMG estão em curso, atualmente compreendidos no horário entre 10 e 16 horas, pelo que rogamos aos que dele queiram usufruir, façam agendamento com a máxima antecedência (no mínimo 24 horas) pelos seguintes meios: telefones (31) 3213-4975 e 3212-4155 , pelo WhatsApp no número exclusivo (31) 98634-1481, pelo site da AEAMG (www.aeaminas.com.br – aba “Fale conosco) ou por e-mail no endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Seu atendimento será mais assertivo se, no agendamento, pudermos contar com a indicação do assunto e/ou situação específica, se for o caso.

 

Na data de 20 de outubro de 2020, terça-feira, a AEAMG, por sua iniciativa, participou de reunião virtual com o Escritório Araújo Advogados Associados (que tem sede no Estado do Espírito Santo), oportunidade que foram tratados temas afetos às ações na Justiça relacionadas à CAIXA/FUNCEF no tocante ao Equacionamento. Na mesma oportunidade foram abordadas questões sobre o Saúde CAIXA.

 

Em 26 de outubro de 2020, segunda-feira, a AEAMG, por sua iniciativa, participou de reunião presencial com o Escritório de Advocacia Silva Freire Advogados, sediado em Belo Horizonte, oportunidade que foram tratados temas afetos às ações judiciais passíveis de propositura, quais sejam: Mulheres admitidas na CAIXA “pré” 78/79, Tábua Biométrica e “Dívida Histórica Caixa” a favor da FUNCEF, Equacionamento junto à FUNCEF e Saúde Caixa.

 

No dia 29 de outubro, quinta-feira, a AEAMG, por sua iniciativa, participou de reunião virtual com o escritório de Advocacia Ferreira Borges, oportunidade que foram tratados assuntos sobre a ação Tábua Biométrica e “Dívida Histórica Caixa” a favor da FUNCEF e questões relativas à propositura de ação relacionada ao Saúde CAIXA.

 

No dia 04 de novembro de 2020, quarta-feira, a AEAMG, também por iniciativa própria, participou de reunião presencial com o Escritório de Advocacia Declatra Advogados, quando fomos atendidos pela Dra. Cristiana. Foram apresentadas e discutidas questões relativas às proposituras de ações judiciais afetas aos temas já citados anteriormente e mais: “Revisão da Vida Toda – valor de aposentadorias INSS”, “Adicional Tempo de Serviço – ATS” e “PIS/PASEP – Aplicação de atualização dos valores – ação contra o Banco do Brasil”.

 

Realizado os encontros com os Escritórios de Advocacia citados acima, estamos recebendo de cada um propostas de trabalho (ações judiciais), especificadas por tema e características mais adequadas (conforme avaliação dos escritórios), como o tipo de ação, se individual ou coletiva, qual o melhor fórum – Justiça do Trabalho ou Justiça Comum/Federal, honorários, incidência de sucumbência, entre outras.

 

As propostas serão consolidadas na AEAMG e divulgadas tempestivamente a todos, valendo-nos de todos os meios de comunicação atualmente disponíveis e em uso na relação com o Associado, inclusive com a manifestação da Associação em relação a cada proposta e seus desdobramentos, em especial com relação aos encaminhamentos.

 

Na linha de manter um processo de comunicação com o Associado em condição de excelência, que deve ser sempre em via de mão dupla, a AEA MG está ultimando ações para ter um novo site na Internet.

 

O site já é um meio de comunicação em uso, mas desejamos que seja sempre moderno, atualizado e cumpra efetivamente seu papel de informar e subsidiar escolhas e manifestações.

 

Paralela e concomitante, formas específicas de levar a informação a todos estão sendo ultimadas, entre elas este formato de comunicação, preliminarmente denominado de “INFORME AEA MG”, sem periodicidade definida, que sempre será usado para levar a informação urgente, importante e com tempestividade.

 

O “INFORME AEA MG”, além de encaminhado por e-mail aos Associados (processo atualmente com limitação técnica em rumo de solução), estará disponível no site, em ordem numérica de edição, cuja numeração sequencial anual, respeitará a data registrada no documento, sem prejuízo do seu envio/acesso por outros canais de informação, que devem assegurar o trâmite do documento e o que ele quer comunicar.

 

Estamos desenvolvendo ferramenta específica que permitirá, por meio do próprio site, a elaboração de pesquisa pelo Associado, indexado por número do INFORME, data de edição/publicação e/ou “palavra chave”, conforme as mesmas são identificadas no documento e em destaque no início da comunicação.

 

Além de informações institucionais, legais, culturais, esportivas, atividades de lazer, realização de eventos, galeria de fotos e vídeos, entre outras, como o acompanhamento processual de Ações Judiciais em curso que tenham ou não a AEA MG como proponente ou substituta na Ação, estarão disponíveis formulários para fácil preenchimento pelo interessado, visando atualização cadastral, pedido de informação geral ou específica de interesse do Associado, manifestação por interesse na obtenção de mútuo (empréstimo pessoal) e a Agenda do Presidente, em especial para consulta de sua disponibilidade presencial na sede da Associação.

 

Como já divulgado, está em andamento trabalho da Comissão instituída pelo Presidente da AEA MG para análise e propositura de manutenção e/ou alteração do Estatuto da Associação.

 

A motivação do trabalho é a adequação do documento à excelência que se pretende ter no atendimento dos interesses dos Associados, tendo todos um Estatuto robusto, moderno, de simples leitura e interpretação, sem riscos legais e que contemple unicamente os interesses coletivos, em especial as conquistas já consolidadas e identificação no horizonte do fortalecimento contínuo do bem comum aos Economiários Aposentados que fazem a AEA MG o que ela é.

 

Lembramos que, após aprovação pela Diretoria Executiva da proposta da Comissão de adequação/alteração do Estatuto, se houver, a nova redação deverá ser submetida ao Conselho Deliberativo que, se aprovar, obrigatoriamente deverá submeter o “novo” Estatuto para aprovação em Assembleia Geral.

 

Em reuniões realizadas pela Diretoria Executiva nos dia 22 de outubro e 03 de novembro, entre as deliberações sobre as pautas do dia, informamos:

 

  1. Aprovada agenda de Reuniões Ordinárias da Diretoria Executiva da AEA MG até 30 DEZ 2020, com os encontros agendados para todas as terças-feiras entre 14 e 16 horas.
  2. Aprovação do Organograma da AEA MG em consonância com o estatuto em vigor.
  3. Elaboração de rol de atividades e/ou responsabilidades de cada Diretoria além das constantes no Estatuto da AEA MG em vigor.
  4. Elaboração de análise aprofundada pelo Diretor Financeiro sobre a posição atual dos empréstimos concedidos pela AEA MG aos seus Associados, visando deliberação para retomada das concessões com as respectivas adequações necessárias.
  5. Aprovada a realização de reunião presencial da Diretoria Executiva agendada para o dia 07 de novembro de 2020, sábado, entre 09 e 18 horas, em ambiente próprio gentilmente cedido pela APCEF para elaboração da Missão, Visão e identificação dos valores que as edifica e elaboração do planejamento estratégico da AEA MG, se possível alcançando todo o período da gestão atual.

 

Sobre as alíneas citadas acima, para cada tema informado (quando couber), as informações/deliberações serão compartilhadas com os Associados tempestivamente, e especificamente sobre as reuniões dos dias 22 OUT, 03 NOV e 10 NOV (a se realizar), a comunicação acontecerá até o dia 13 NOV 2020.

 

Já estão disponíveis no site da AEA MG, link: “notícias”, as demonstrações contábeis da Associação, apresentadas na periodicidade mensal entre JAN e JUN de 2020.

 

Nos próximos dias será incluída a demonstração dos meses de JUL/AGO/SET de 2020, tornando-se este o formato (consolidado/acumulado trimestralmente) a ser utilizado na divulgação, exceto pela inclusão do Balanço Anual de cada exercício no início do ano seguinte.

 

Foi encerrado no dia 30 OUT 2020 o período de votação para a nova Chapa que gerirá a FENACEF no próximo triênio.

 

Foi vitoriosa a Chapa 1 – FENACEF Avançar e Construir, contudo o resultado da votação não foi homologado em definitivo, aguardando procedimentos de auditoria técnica.

 

Informações sobre os acontecimentos subsequentes da eleição na FENACEF serão divulgados pela AEA MG.

 

Outras informações, de caráter geral e/ou específicos serão repassadas aos Associados, entre elas e de grande importância, o que está em andamento e que ainda será desencadeado pela AEA Minas visando atualização cadastral de todos os associados, condição básica para que os objetivos da Associação sejam tempestivamente comunicados a todos.

 

Outros projetos já em curso sobre o dia do aposentado e aniversário da AEA MG que acontecerá em JAN 2021, uma semana repleta de novidades, chegarão em breve.

 

Atenciosamente

 

Maurício Marques de Aguiar

Presidente AEAMG

Revisão do Estatuto

Novembro 05, 2020

Prezados Associados,


Informamos a todos que, por orientação do Presidente da AEA Minas, foi constituída Comissão Interna na Associação com o objetivo de revisar nosso Estatuto.


A Comissão conta com a participação dos Associados Anita Zanon, Adeir Silva, Leo Motta, Nair Oliveira, Itamar Ferreira e Nelson Soares, sob a coordenação de Anita Zanon.


É importante frisar que a participação do associado vai agregar personalidade ao Estatuto da AEAMG, com vistas a um bem comum.


As sugestões podem ser encaminhadas por meio de envio de e-mail à AEA Minas no endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., whatsapp 31- 98634-3413, por meio do link “fale conosco” no site da Associação: aeaminas.com.br.


O Estatuto atual está disponível no site www.aeaminas.com.br/index.php/quem-somos/estatuto


As sugestões devem ser encaminhadas a AEAMG de forma que sejam recepcionadas até o dia 20 de novembro de 2020.

 

Contamos com a participação de todos.

 

Anita Maria dos Santos Zanon
Coordenadora da Comissão

 

Maurício Marques de Aguiar
Presidente AEAMG

Eleições FENACEF

Outubro 19, 2020

Eleições FENACEF!

 

Fiquem atentos! Nos dias 28 a 30 de outubro, no horário de 9 às 18h, os associados da AEAMG, poderão escolher o Presidente, Vice-Presidente da Diretoria Executiva e membros do Conselho Fiscal da FENACEF, gestão 2021-2023.

Já há algum tempo esta AEA vem fazendo uma campanha de atualização cadastral, pois o cadastro é um canal importante de comunicação com os associados e agora, a partir do e-mail cadastrado junto à AEA, os associados poderão exercer seu direito a voto neste importante pleito.

O link para votação, a referida senha e demais orientações para você registrar o seu voto serão enviados a partir do dia 23/10/20 para o seu endereço eletrônico válido cadastrado junto à AEAMG.

São duas as chapas que estão concorrendo à eleição FENACEF:

- Chapa “FENACEF AVANÇAR E CONSTRUIR”, tendo como candidato à Presidência Edgard Antônio Bastos Lima (SC) e Maria Lúcia Cavalcante Dejavite (SP);

- Chapa “RENOVA FENACEF 2020”, tendo como candidato à Presidência Carlos Cézar de M. Carvalho (mais conhecido como Maringá/DF) e Nancy Heloisa Silva Barbosa (GO/TO).

Conheça os demais integrantes da chapa e suas proposituras acessando o site da FENACEF: http://www.fenacef.org.br/eleicoes/

 

Acompanhe e exerça o seu direito de voto!

 

Informações complementares sobre seu cadastro, eleições FENACEF, entre outras serão divulgadas oportunamente.

 

Maurício Marques Aguiar

Presidente AEAMG

Cadastramento INSS

Setembro 29, 2020

Comunicado AEAMG

Prezados(as) associados(as),

Em 18 de junho de 2019, entrou em vigor a Lei 13.846/2019, que regulamentou política de revisão dos benefícios concedidos pelo INSS com vistas a apurar eventuais irregularidades. Os beneficiários cujos benefícios forem selecionados para averiguação, serão notificados pelo INSS por intermédio dos correios utilizando, para tanto, os endereços que constam no sistema do INSS. Após a notificação, o segurado terá o prazo de 60 (sessenta) dias para apresentar ao INSS os documentos solicitados, findo este prazo, poderá ter o benefício suspenso. E, após 30 dias da suspensão, terá o benefício bloqueado, nos termos do artigo 69 da Lei no 8.212/91.

Conforme já divulgado pela FUNCEF, todo o procedimento deverá ser realizado diretamente no INSS, podendo ser utilizadas as opções: “Meu INSS” em www.inss.gov.br ou ligar para a Central de atendimento do INSS, telefone 135.

Para agilizar o atendimento, sugerimos que ao fazer o contato com o INSS tenha em mãos documento de identidade, CPF e o número do benefício do INSS, o qual consta na carta de concessão do benefício e também, no demonstrativo de pagamento da FUNCEF para os segurados que recebem a aposentadoria ou pensão por intermédio do Convênio de reciprocidade INSS/FUNCEF.

Por oportuno, solicitamos também, manter seu cadastro atualizado junto à essa AEAMG.

Atenciosamente,

Maurício Marques de Aguiar
Presidente AEAMG

Ofício à FUNCEF

Setembro 22, 2020

Prezados(as) Associados(as),

Divulgamos ofício encaminhado pela FENACEF à FUNCEF.

Atenciosamente,

Maurício Marques de Aguiar
Presidente AEAMG

FENACEF busca solução para crédito dos benefícios FUNCEF

A FENACEF encaminhou hoje, à FUNCEF, ofício sobre as dificuldades ocorridas com o crédito dos benefícios dos participantes aposentados e pensionistas, ocorridas nessa semana de setembro. A Federação deu ciência dos transtornos que afetaram o dia a dia de todos e apresentou propostas de solução para a questão.

Veja o ofício na íntegra:

http://www.fenacef.org.br/2020/noticias/noticias-principais/285-fenacef-busca-solucao-para-credito-dos-beneficios-funcef 

Prezados(as) Associados(as),

 

Relembramos que os Jogos da FENACEF 2020 foram adiados para maio de 2021 pelo motivo da ocorrência da pandemia mundial.
Fortaleza continua como sendo a cidade sede dos Jogos.


Informamos que ainda não está definido o período do mês de maio/2021 que ocorrerão os jogos, vez que está ainda sendo avaliada a melhor condição de disponibilidade e preço da rede hoteleira e dos bilhetes aéreos.
Portanto, pedimos a todos que ainda não façam reservas ou remarquem vôos e/ou hotel até a definição final. Tão logo ocorra, informaremos.

Aproveitamos para relembrar a todos, neste momento de reabertura gradual da cidade, especialmente de academias, espaços públicos e clubes que, ao programarem o retorno às práticas esportivas, procedam antecipadamente a uma avaliação médica, consultando o seu profissional de confiança, seja clínico, cardiologista ou médico de outra especialidade, além de submeter-se aos exames de praxe de controle da saúde, especialmente eletrocardiograma, teste ergométrico, dentre outros.


Desta forma será aferida a real condição para retorno de cada um às atividades físicas, depois de tão longo período sem as mesmas, prevenindo possíveis lesões ou outras complicações da saúde.

Precisamos que todos retomemos a nossa vida ativa, gradualmente, inclusive as práticas esportivas, de maneira planejada e segura, e também atentos aos cuidados relacionados à prevenção da COVID-19, especialmente o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização do corpo com uso de álcool gel.

Colocamo-nos à disposição para esclarecimentos e contamos com os cuidados a serem tomados por todos.

 

Atenciosamente,

 

Paulo Pontello
Diretor de Esportes

Maurício Marques de Aguiar
Presidente AEAMG

Live Saúde CAIXA

Setembro 21, 2020

AEA informa:

 

Em virtude de limitação do número de participantes da sala onde ocorreu a live sobre Saúde CAIXA e o novo ACT promovida por esta AEA/MG, muitos associados não conseguiram entrar para assistir.

Disponibilizamos no link  https://youtu.be/glDsXEae3NI  o arquivo com a gravação da live para os interessados assistirem ou reverem.

Agradecemos e parabenizamos o Emerson pelo conteúdo apresentado, bem como à convidada especial Márcia Krambeck que abrilhantou a apresentação.

 

Fique por dentro! Compartilhe!

 

Atenciosamente

 

Maurício Marques Aguiar

Presidente AEA/MG

Prezados (as) Associados (as),

A FENACEF Informa:

Segundo o retorno da CAIXA ao questionamento da FENACEF sobre a antecipação dos débitos futuros ocorrida dia 19, não foram verificadas inconsistências no sistema e essa situação poderá acontecer quando o dia 20 for um dia não útil. As Superintendências das áreas de negócios foram mobilizadas, em função da demanda da FENACEF para, a partir de amanhã, buscar formas de solucionar o problema. Também amanhã estaremos formalizando nossa solicitação de que débitos e créditos tenham tratamento concomitante, alterando o disponível somente na efetivação.

Atenciosamente,

Maurício Marques de Aguiar
Presidente AEAMG

Página 1 de 20